Etiquetas

cartao-capitulo-provincial

Motivados pelo tema “Nosso projeto de vida e missão”, os frades da Província Franciscana de Nossa Senhora da Assunção, no CEFRAM, em Bacabal MA, deram início ao Capítulo Provincial, nesta tarde, dia 04 de janeiro. O encontro irá até a manhã do próximo sábado, dia 09 de janeiro e tem ainda como lema “Irmãos e Menores no mundo de hoje”.

O Capítulo acontece a cada três anos, sendo a principal assembleia dos frades. Geralmente, a partir de uma temática especial, é o espaço fraterno onde se avalia as atividades desenvolvidas, reflete-se sobre o cotidiano das fraternidades e planeja-se a melhor forma de presença evangelizadora e de serviço dos franciscanos no meio do povo de Deus. 

Este primeiro momento, após um momento orante e cumpridos os protocolos necessários para a abertura de um Capítulo, foi inteiramente dedicado à apresentação do Relatório trienal do Ministro provincial Frei Bernardo Brandão.

O Provincial destacou em sua fala a importância do tema para os frades da Província diante dos apelos da sociedade, da Ordem Franciscana e da Igreja, com destaque para o exemplo e ensinamentos de Papa Francisco.

Entre tantas e ótimas realizações, reuniões, celebrações e desafios deste último triênio (2013-2016), apresentados no Relatório, Frei Bernardo fez questão, em mais de uma vez, de agradecer a todos os frades que em suas realidades, com suas capacidades e também com suas dificuldades, deram o melhor de si para o bem do Reino de Deus.

E da mesma forma, recordou a todos que “o foco do Capítulo deve ser a vida fraterna”, compreendida como uma rocha firme que dará sustento ao modo dos frades servir a Deus e ao povo. Enfatizou ainda que a missão dos freis deve ser “compartilhada” com os leigos das diversas realidades eclesiais, com os benfeitores das vocações e com a família franciscana, “para formar uma rede de solidariedade”.

O início deste capítulo intermediário foi marcado ainda por dois eventos recentes, de profundo significado para vida da Província: o falecimento de Frei Modesto Benjamim de Sousa, neste sábado, dia 02 de janeiro; e a recente nomeação de Frei João Muniz  como bispo da Prelazia de Xingu (Pará).

Paz e Bem!