Etiquetas

, ,

São Francisco com São Miguel

Hoje desejo convidar você a conhecer a devoção franciscana da Quaresma de São Miguel Arcanjo. Um tesouro da nossa espiritualidade franciscana e que nos prepara para a festa de São Francisco das Chagas.

Esta quaresma tem início no dia da Solenidade da Assunção de Nossa Senhora,  e terminava no dia da festa de São Miguel Arcanjo dia 29 de setembro. O tema da  meditação de São Francisco, nesta quaresma, é o mistério de Cristo, desejando estar plenamente unido a Cristo, confiando plenamente na providência divina. Tinha uma devoção muito grande pelos anjos, pois estão conosco no combate; são os nossos guardas, dizia São Francisco (Cf. 2Cel 197) . Muitas vezes dizia que devemos honrar de maneira especial São Miguel porque é o encarregado de apresentar as almas ao julgamento.

É durante uma destas quaresma, em honra de São Miguel que acontece o milagre dos estigmas, sinal de sua mais alta conformidade com Cristo (Legenda Maior 13,1).

É um convite muito especial! Vamos assim nos preparar para bem celebrar as festas de São Francisco das Chagas, pedindo a graça de viver com alegria nossa vocação conformando sempre mais a nossa vida a de Jesus.

Paz e Bem !

Para aprofundar o tema, conferir: Dicionário Franciscano, editora Vozes, Petrópolis, 2ª edição, 1999, pags. 627-632.