Etiquetas

,

DSC02179

Fr Ivaldo será ordenado sacerdote neste próximo sábado em Bacabal; partilhamos com os nossos amigos uma breve biografia de nosso confrade:

HISTÓRICO DE VIDA DE FREI IVALDO

Fr. Ivaldo nasceu na cidade de Vitorino Freire – MA no dia 03 de março de 1979, terceiro filho de Joaquim Antônio Mendonça e Teresinha Evangelista Mendonça. Do seu nascimento até os seis anos, viveu em Altamira do Maranhão – MA onde viviam seus pais. Naquela cidade foi batizado no dia 09 de setembro de 1984 na Igreja de São Francisco das Chagas ao lado do Jardim da Infância Pequeno Príncipe, onde foi alfabetizado. A escolinha era uma das tantas mantidas e administrada pela nossa Província Franciscana.

Mudou-se com a família para a cidade de Bacabal no ano de 1986, onde deu continuidade à sua caminhada cristã. Iniciou a catequese na comunidade São Raimundo Nonato, no bairro Santos Dumont e ali fez a primeira comunhão no dia 15 de maio de 1989. Naquela época se afastou por uns tempos da Igreja e somente voltou quando foi convidado pela amiga e hoje comadre Elis Regina que não descansou enquanto não o viu engajado no grupo de crisma e no grupo de Jovens JUSCOSRA.

A caminhada foi de muita alegria e realizações. Fez a crisma no dia 04 de junho de 1995 na mesma comunidade, então anexada à Paróquia Sant’Ana, e logo começou a participar do grupos de jovens JUSCOSRA. Naquele ano conheceu sua – como frei Ivaldo mesmo chama – “mãe espiritual”, Irmã Carmem, religiosa das Irmãs Escolares de Nossa Senhora. Segundo ele, ela o inspirou a começar um caminho de discernimento vocacional.

Em 1997, antes mesmo de concluir o Ensino médio, inicia a trabalhar na loja de departamentos Sucesso Maganzine, em Bacabal e em janeiro do ano 2000 foi transferido para a cidade de Santa Luzia – MA, onde, acompanhado vocacionalmente por Irmã Albertina Prin, decidiu voltar a Bacabal e ingressar no Postulantado da Província Franciscana Nossa Senhora da Assunção; alegria que se deu no dia 11 de fevereiro de 2004.

Vestiu o hábito franciscano no dia 17 de janeiro de 2005 em Teresina – PI, dando inicio ao ano do noviciado, tempo de muita graça e intensidade da vida franciscana.

Fez a primeira profissão dos votos Evangélicos no dia 08 de janeiro de 2006. Naquele ano iniciou os estudos de Filosofia no Instituto de Estudos Superiores do Maranhão – IESMA, finalizando-os três anos mais tarde. Dias antes da conclusão do curso, perde a mãe, na cidade de São Luís a causa de um infarto, precisamente no dia 27 de dezembro de 2008.

No ano seguinte inicia um máster em Evangelização na cidade de Petrópolis – RJ e em 2010 inicia no Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí o curso de Teologia.

Em maio de 2011 a convite do então provincial, fr. João Muniz, viaja à Itália para os estudos da língua italiana em vista da continuação dos estudos de Teologia na cidade de Jerusalém – Israel. Depois de um ano nas Terras de Jesus, torna ao Brasil para profissão dos Votos Perpétuos na Ordem dos Frades Menores que ocorreu no dia 18 de agosto de 2012 na paróquia de São Francisco das Chagas, em Bacabal.

Após o terceiro ano de Teologia, frei Ivaldo foi ordenado diácono pela imposição das mãos do patriarca de Jerusalém, dom Fouad Twal no dia 29 de agosto de 2013. Exerceu seu ministério habitando no convento franciscano do Cenacolinho no Monte Sião em Jerusalém até o dia 30 de janeiro deste ano, quando voltou ao Brasil e foi habitar na fraternidade São Pio em Floriano Piauí onde reside atualmente.

Frei Ivaldo tem quatro irmãos: Silvana Evangelista Mendonça que reside em São Paulo – SP, Ismeraldo Evangelista Mendonça residente em Bacabal, Juliana Marques Mendonça e Elisvanilson Marques Mendonça, ambos residentes em Buriticupu – MA, os dois últimos frutos do segundo matrimonio de seu pai.

Paz e Bem!