Etiquetas

COMUNICADO: FALECIMENTO DE FREI VICENTE CARDONE  – OFM

Floriano-PI, 12 de julho de 2014

A Fundação Missionária Franciscana Nossa Senhora das Graças, de Floriano PI, comunica a todos os fiéis, confrades, sacerdotes, amigos e conhecidos, meios de comunicação, e em especial ao povo de Floriano, que o tão estimado FREI VICENTE CARDONE (Pio Nazzareno) recebeu a “visita da irmã morte” nesta manhã, 12 de julho de 2014, às 08h30, na UTI do Hospital da UNIMED, em Teresina PI, aos 88 anos de idade.

No último dia 02 de julho, Festa de Nossa Senhora das Graças, Frei Vicente esteve participando da Santa Missa e mostrou-se firme na voz e alegre por participar deste novenário, trazida por ele mesmo, e seus companheiros, quando em 1968 desembarcou em terras florianenses. Mas, na madrugada do dia 03 de julho, em casa, ele caiu e fraturou a perna esquerda, sendo hospitalizado e no mesmo dia encaminhado a Teresina, para maiores cuidados. Internado no hospital da UNIMED, passou por uma cirurgia no último sábado, dia 05 de julho, e ficou na UTI para melhor recuperação até na terça-feira desta semana. No dia seguinte, porém, por conta de complicações nos rins, intestino e pulmões, foi novamente internado na UTI. A equipe médica aguardava alguma reação do organismo, principalmente dos rins, para que nos fosse dada alguma esperança de recuperação. Ontem sexta-feira, às 16h, ele recebeu o Sacramento da Unção dos Enfermos, das mãos de Frei Bernardo Brandão, Ministro provincial dos Frades Menores do MA e PI, e nesta madrugada entrou em coma por conta de falência múltipla dos órgãos, vindo a óbito nesta manhã, às 08h30.

A chegada do corpo de Frei Vicente a Floriano está prevista para às 16h, deste sábado, e será velado na Igreja de Nossa Senhora das Graças, bairro Ibiapaba. O sepultamento deverá acontecer amanhã (domingo, 13 de julho), por volta das 17h, na Igreja de São Pio, bairro Guia.

A Prefeitura Municipal de Floriano, por meio do Exmo. Sr Prefeito Gilberto Júnior, decretou luto oficial por três dias no munícipio, a partir da data de hoje.

Agradecemos a solidariedade e o afeto de todos os que nestes últimos dias estiveram rezando pela sua saúde. Somos gratos a todas as pessoas amigas que ao longo destes 46 anos acompanharam e apoiaram o trabalho desenvolvido por Frei Vicente, seja no campo da evangelização ou da promoção humana. As nossas preces de conforto à família Cardone, de Pietrelcina (Itália), e aos nossos confrades franciscanos de Benevento (Itália), que distantes fisicamente unem-se a nós neste momento de saudade: que se sintam consolados pela certeza da ressurreição dos justos.  Que o nosso irmão Frei Vicente Cardone, pela misericórdia divina, descanse em paz.

Fraternalmente.

Frei Erivelton Pereira de Passos, ofm

Delegado Provincial

FUNDAÇÃO MISSIONÁRIA FRANCISCANA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS

Rua Coelho Rodrigues, 513, Ibiapaba, Caixa Postal 60

Fone (89) 3522-1380, FAX (89) 3521-1254

ofm_floriano@yahoo.com.br

64.800-000 FLORIANO – PIAUÍ (BRASIL)