Etiquetas

Neste dia 29 de Setembro temos a alegria de celebrar a Beatificação de mais um irmão nosso, Fr Gabriele Maria Allegra OFM. Apóstolo da China! Dedicou toda a sua vida a traduzir a Palavra de Deus para o povo cristão da China, graça esta que ele dedicou à sua profunda devoção à Maria Santíssima. Trabalho este, que hoje, mesmo com toda a tecnologia disponível e com um grande número de exegetas e teólogos não se consegue realizar facilmente, destacou nosso ministro geral Fr José Rodrigues, em nossa fraternidade dos estudantes do Antonianum de Roma, que tem Fra Allegra como patrono. Leia com amor o testemunho deste sacerdote chinês e a sua alegria em poder ter agora a Bíblia Sagrada em sua língua. Que este belo testemunho nos aqueça o coração a amar sempre mais a Sagrada Escritura, Paz e Bem !

Frei Gabriele Maria Allegra OFMPequim (AsiaNews) – Na China, nós agradecemos a Deus pela beatificação de um servo fiel de Sua palavra, p. Gabriele Maria Allegra. A cerimónia, que terá lugar no dia 29 de setembro em Acireale (Catania) , é de importância para a Igreja na China e para a Igreja universal, especialmente porque este ano celebramos o 50º aniversário do Concílio Vaticano II.

A Bíblia em língua chinesa usada na China continental, Hong Kong, Taiwan, e entre os chineses no exterior, o que eles usam para a oração pessoal, grupos de estudos bíblicos, celebrações litúrgicas é o traduzido pelo Studium Biblicum Francescanum, fundada a partir de p. Allegra em Pequim, em 1945. P. Allegra chegou na China em 1931 com esta grande missão: traduzir a Bíblia em chinês: “Eu estou indo para a China, ele disse – para traduzir a Bíblia.” Ele estava determinado a dar “toda a Palavra de Deus nesta grande nação.” Quase todos os anos, de 1931 a 1968, ele tem se dedicado e pediu a seu irmão para realizar a tradução da Bíblia. Admiro sua grande zelo e amor pela Palavra de Deus e me sinto um profundo respeito por seu amor pela palavra, para a grande nação da China, a cultura, a chinesa. A tarefa de traduzir é um desafio que exige uma grande dedicação, motivação, perseverança e anos de esforço chato e complicado. P. Allegra tem sido chamado de “o São Jerônimo da China” por causa de seu elevado contributo para a tradução da Bíblia para o chinês.

Com a tradução da Bíblia para chinês, a Palavra eterna de Deus se fez carne entre os chineses, em caracteres chineses, na cultura chinesa. Através da palavra de Deus traduzida para nossa língua, nós chineses podem encontrar o Pai amoroso que enviou seu único Filho para nos mostrar o seu grande amor por nós. A barreira que nos separa de ouvir a palavra de Deus foi destruída. A leitura da Bíblia em chinês, podemos ver o rosto maravilhoso de Jesus nos Evangelhos, podemos ouvir a Paulo enquanto ele estava pregando em lugares diferentes, podemos aprender a fé dos nossos antepassados ​​cristãos.

Ponte entre duas culturas

Com a sua tradução da Bíblia, p. Allegra tem tido um impacto muito significativo.Com esta tradução, ele enriquece a nossa compreensão da fé e de nosso Senhor Jesus Cristo em toda a Igreja universal. Ora, Jesus tem uma cara chinesa e amarelo. Para nós, chineses, quando lemos a Bíblia em nossa própria língua, nos sentimos tão perto da Bíblia, a imagem do Pai, tão real, eo rosto de Jesus de modo claro. Nós amamos a Jesus que nos foi apresentada nos caracteres chineses.

A tradução da p. Allegra também permitiu uma troca entre duas grandes culturas.A Bíblia é a base da cultura ocidental e da civilização. Da mesma forma, a China tem uma longa história, uma grande cultura e civilização. P. Allegra é feita uma ponte entre os dois. Ele mostra um grande respeito pela cultura chinesa conhece o clássico chinês e também é influenciado pelo movimento da nova cultura. Seu estilo chinês é similar ao do grego koiné (o povo grego falou no tempo de São Paulo), comum a um grande número de leitores com diferentes níveis de ensino. Ao fazer isso, ele garantiu que a Boa Nova e tocar todos a todos que poderia trazer Jesus, desta forma, também foi enriquecido a cultura chinesa.

Durante o Concílio Vaticano II, a Igreja reconheceu a importância da inculturação.Eu acho que a tradução da Bíblia para uma língua popular é o primeiro passo de inculturação. Graças à tradução da Bíblia por p. Allegra, agora temos termos teológicos, expressões idiomáticas em chinês. Este é realmente o primeiro grande passo para fazer uma boa notícia importante para os chineses e para iniciar qualquer tipo de inculturação, a renovação litúrgica, a nova evangelização. Não podemos imaginar o que [seria] se não houvesse tradução chinesa e ainda estávamos usando a Bíblia em latim. Os bons frutos que o Concílio Vaticano II trouxe para a Igreja na China seria muito limitado.

A Igreja renovada em estudos bíblicos

Graças à tradução chinesa da Bíblia, foi possível começar a renovação litúrgica.Agora os sacerdotes celebrar a missa em chinês, os leitores proclamar a leitura em chinês. Desta maneira, os fiéis podem participar plenamente na liturgia e ser alimentada pela Palavra de Deus, sem uma renovação litúrgica unificada tradução da Bíblia seria impossível, e com o espírito do Concílio Vaticano II não fez lugar na China.

Sem a Bíblia em chinês, seria difícil até a proclamação da Boa Nova no mundo chinês, pois entre os leigos não haveria razões fortes para a evangelização. [A Bíblia em chinês] tem um grande impacto na nova evangelização na China. Quando havia uma Bíblia chinesa, a missa era em latim celebrada. Os leigos não entendem a Palavra de Deus e não se importava, porque foi escrito em latim e ler em latim, não conseguia entender em qualquer caso. Para isso, eles sentiram separados do trabalho de evangelização. Eles achavam que não lhes dizem respeito, o que era um problema dos sacerdotes. Os leigos eram muito passivos porque eles sabiam muito pouco sobre a Boa Nova. Eles não poderiam encontrar o Deus vivo através da leitura da Bíblia em chinês. Como eles poderiam construir uma relação de proximidade com Deus e ser inspirado para anunciar a Boa Nova aos seus vizinhos? Intelectuais chineses conhecia a Bíblia, mas não podia lê-lo, porque era em latim.

Acho que o impacto mais significativo da Bíblia em chinês é precisamente a renovação litúrgica e fortalecimento do sentido de missão entre os leigos a participar na evangelização. É graças à renovação litúrgica, que nos anos 80 e 90, a Igreja na China lançou as bases para uma maior presença entre os jovens. A partir dos anos 90, graças à lectio divina, os grupos de estudo da Bíblia, estudo bíblico, grupos de oração, a Igreja assumiu energia nova, energia nova, sangue novo. Em algumas dioceses, há grupos de estudo da Bíblia por mais de 20 anos.Membros desses grupos tornaram-se a espinha dorsal de suas comunidades. Muitos deles podem ler agora a Bíblia todos os dias, são inspirados na Palavra de Deus e ir para lugares diferentes para anunciar a Boa Nova. Ele deve ser repetido: a participação ativa dos leigos na evangelização é certamente o resultado da tradução da Bíblia para o chinês. Deixe a Palavra de Deus para o povo, a Palavra de Deus fortalece-los, inspirá-los e enviá-los para evangelizar.

Uma vez que temos a China na bíblia, nós podemos ter uma melhor formação dos nossos futuros sacerdotes. Eles podem ser aplicados para estudar a Palavra de Deus em sua língua. Seminaristas e leigos ler a Bíblia mesmo, e eles devem conhecer e estudar bem. Os seminaristas] deve estar preparado para proclamar a palavra de Deus aos fiéis, que agora têm a Bíblia em sua mão. Nos anos de treinamento para um padre é preciso ressaltar que a Bíblia, a Palavra de Deus é a alma da teologia. Se não fosse a Bíblia em chinês, eu não sei o quanto podemos aprender sobre a Palavra de Deus

É bom ver o papel importante que a Bíblia desempenha no programa de iniciação para adultos católicos e educação permanente dos leigos. Conhecer a Jesus através da Palavra de Deus, para convidar as pessoas a conhecer o Pai de amor e de Jesus, através da Palavra de Deus, faz com que a fé vibrante.

A Bíblia na China abre suas portas para aqueles que querem conhecer Jesus e / ou querem se juntar à Igreja. A cada ano, milhares de adultos entrar na Igreja, através do programa de iniciação, especialmente nas grandes cidades. Eu acho que a Bíblia tem um papel na sua conversão. Alguns deles admirar os valores que a Bíblia nos apresenta e [muitos] eles são influenciados pelo ensino da Bíblia, mesmo que eles não estão prontos a aceitar a fé. Até à data, centenas de livros foram publicados em alguma forma relacionado com a Bíblia. Eu acho que para tudo o que temos para com a tradução chinesa da p Bíblia. Allegra.

Humilde servo da Palavra de Deus

A tradução da p. Allegra foi o primeiro passo de muitos na Igreja na China. Foi sem dúvida um passo importante. De certa forma, foi como o primeiro passo humano na lua. Foi o primeiro grande passo para encarnar Jesus na cultura chinesa e caracteres chineses, porque Jesus pôs os pés na terra da China. Foi a base para a renovação da inculturação litúrgica, a nova evangelização. Por todas essas contribuições, damos graças a Deus por este servo humilde e fiel da Palavra de Deus, que viveu para a terra, não buscando dinheiro, poder ou fama. Em vez disso, ele escolheu para trabalhar em sua pequena cela em silêncio, sem ser notado, por horas e horas, dias e anos saboreando a doçura da Palavra de Deus, explorando Seus tesouros, permitindo Jesus a crescer em carne e sangue. Em sua vida [P.Allegra] não buscou os aplausos dos homens, títulos, honrarias, pensões, de luxo ou de sucesso. Ele optou por deixar tudo e seguir a Jesus – a Palavra do Deus vivo – com precisão. Este não é o significado da beatificação do Padre. Allegra? Este não é o que devemos aprender com ele para as nossas vidas?

A partir dos anos 30 até o final de 1968, p. Allegra tem se dedicado a traduzir em chinês a Bíblia. A partir dos anos 80 para os anos 90 a Igreja na China fez a impressão de Bíblias e fez com que todos os católicos a tenham. Desde 2000, o ano do Jubileu, em, nossa missão tem sido a de abril, ler, rezar, proclamar a Bíblia. Precisamos abrir a Bíblia e interpretá-lo para ser alimentado todos os dias pelo banquete maravilhoso da Palavra de Deus Estamos prontos para continuar a perseguir esta empresa?Estamos prontos para continuar a missão que o Padre. Allegra nos deu?

“Bem-aventurados p. Allegra, rogai por nós e nos manter do céu para continuar a sua missão de tornar a Palavra de Deus, a mensagem de paz, justiça e amor por todo o povo chinês, os que você amou tanto a ponto de se tornar um servo fiel da Palavra de Deus, para a qual você dedicou toda a sua vida, e que você tenha assimilado e vivido. Bendito p. Allegra, rogai por nós. “

* Sacerdote, professor de estudos bíblicos, decano de estudos do Seminário Maior de Hebei.

Para mais informações sobre a beatificação, clique aqui .

Fonte : AsiaNewsit